terça-feira, 14 de abril de 2020

Ciências - Semana III - IV - Modelos Atômicos

Olá pessoal do 9º ano, nessa semana (de 03 a 08.05.21) vamos trabalhar os modelos atômicos, idéias que são importantes para entendermos a natureza da constituição das coisas que formam o nosso mundo. Vamos lá:


Modelos atômicos


O que é um modelo em ciências?

Modelo cientifico é uma representação para explicar um fato ou uma observação. Os cientistas criam os modelos para facilitar os estudos e também como uma maneira de descrever algum fenômeno (acontecimento)



Átomos 

Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem a maior parte da matéria (substâncias, materiais, objetos, coisas) do nosso mundo. Ao longo do tempo, a ideia de como seria a estrutura atômica foi mudando de acordo com as novas descobertas feitas pelos cientistas, os quais foram criando maneiras de demonstrar as suas descobertas, essas maneiras  são chamadas de modelos atômicos.

Vídeo sobre átomo:


A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas: os prótons que têm carga positiva ( + ) e nêutrons que não têm carga ( 0 ), e pela eletrosfera, que detém os elétrons que têm carga negativa ( - ). Veja abaixo uma representação do átomo do elemento carbono:



Modelos atômicos

Os modelos atômicos tentam explicar como a matéria é construída e organizada para que possamos entender melhor como ocorrem os fenômenos da natureza.

           Vídeo sobre modelos atômicos:







Modelos em movimento:


Modelo Planetário







Modelo da nuvem de elétrons



                                                       


Imagens resumindo os principais modelos atômicos ao longo do tempo:










Vamos a um exercício de fixação on-line 







Valeu!!

Profº. Ednei

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ciências - Semana II (29/03 a 04/04) - Transformações na matéria; substâncias e misturas.

Salve, Cabeç@s!


Todos a salvo!?... É isso aê!! Pandemia é pandemia e não há para onde correr, a não ser para casa!

A tarefa para essa semana é estudar esse material abaixo, assistir os vídeos explicativos e responder o exercício no link do final dessa página até 04/04 (não preciso nem dizer que esse exercícios valerá umas "besteritas" né!?).



Transformações da matéria


As transformações (ou fenômenos) da matéria são as modificações que ela pode sofrer com ou sem mudança de sua composição.














Assistam esse vídeo com mais explicações:





Substâncias e Misturas

O que são substâncias?

As substâncias são formadas por um único tipo de componente (átomos, moléculas ou aglomerados iônicos) e possuem propriedades constantes e definidas.




As substâncias podem ser: 
  • SIMPLES = quando formadas por apenas um tipo de elemento. Exemplos:


  • COMPOSTAS = formadas por dois ou mais tipos de elementos. Exemplos:



O que são misturas?

As misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que sejam diferentes. Dessa forma, apresentam as propriedades físicas não definidas e variáveis.

As misturas poder ser:

  • Homogêneasapresentam apenas uma fase (uma única parte visível). São formadas quando um material tem a capacidade de dissolver completamente em outro, como a água salgada, a água adoçada, o ar....

Exemplo:



  • Heterogêneas são aquelas que possuem mais de uma fase (dois ou mais partes visíveis), como a mistura de água e óleo, água e areia...

Exemplo:


Ó uns videozinhos para ajudar no entendimento, vejam aí:





Pronto! agora é a hora da verdade. Vamos testar o que aprendemos através do exercício disponível no link abaixo, acessem e respondam valeu!

Clique aqui para responder:



E aí, como foi!? Deixem comentários, com seus nomes, para que possamos avançar.



Valeu!!


Prof. Ednei

terça-feira, 24 de março de 2020

BEM VIND@S À QUARENTENA DE CIÊNCIAS 9º ANO!!

E aê, prezad@s Cabeç@s!!

Este espaço foi criado para que durante esse período de isolamento devido a pandemia do novo Coronavírus possamos desenvolver atividades interessantes para não enferrujarmos nos conteúdos de Ciências do 9º ano. Vamos nessa!!!

Prof. Ednei 

Ciências - Semana I (22 a 28/03) - Massa, volume e densidade - REVISÃO

Fala, Cabeç@s!

Todos a salvo em casa!?... É isso aê!! Pandemia é pandemia e não há para onde correr, a não ser para casa!
Para essa semana (de 22 a 28/03) a segue abaixo um leve "refresco" do conteúdo de ciências estudado antes da suspensão das aulas, seguuuura!!!:







Massa, volume e densidade




Todas as coisas que fazem parte do nosso mundo são feitas de matéria. Do ponto de vista científico,  matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.






Massa é uma medida da inércia de um corpo, ou seja, quanto maior for a massa de um corpo, maior será a força resultante necessária para que ele adquira determinada aceleração.






A massa expressa a proporcionalidade entre a força resultante que atua sobre um corpo e a aceleração que ele adquire devido à atuação dessa força.


A massa é uma grandeza escalar expressa em quilograma (kg) e um importante submúltiplo dessa unidade é o grama (g). Um quilograma equivale a mil gramas (1 kg = 1.000 g).







volume de uma porção de matéria expressa quanto espaço é ocupado por ela. Unidades importantes são o decímetro cúbico (dm³), o litro (L), o centímetro cúbico (cm³), o mililitro (mL) e o metro cúbico (m³).


1 dm³ = 1 L = 1.000 cm³ = 1.000 mL

1 cm³ = 1 mL

1 m³ = 1.000 dm³ = 1.000 L

densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume.





A unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume, por exemplo, em g/cm³, g/L, kg/L etc.

Equação para calcular a densidade: d = m/ V  ou





Fatores que afetam a densidade

Em primeiro lugar a densidade depende da substância ou do material considerado.

Em segundo lugar, a densidade de um mesmo material depende da temperatura. Uma mudança de temperatura provoca a dilatação (aumento de volume) ou a contração (diminuição do volume) do material, e isso interfere no valor da densidade.


As mudanças de estado físico provocam mudanças na densidade de uma substância. A água líquida, por exemplo, tem densidade 1 g/ cm³, e a água sólida (gelo) tem densidade 0,92 g/ cm³. Isso permite entender por que o gelo flutua na água.



 Icberg no mar.

Ufa! É muita coisa de uma vez!... Ok! Vamos relaxar nesses vídeos explicativos:

Vídeo 1: Definições de Massa, Peso, Volume e Densidade


Vídeo 2: Cálculo de densidade

Parabéns se você chegou até aqui!! Agora vem a cereja do bolo! Aquele exercício para reforçar a fixação dos conteúdos no link abaixo:  

https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-solids/hs-geo-density/e/surface-and-volume-density-word-problems


E aí, como foi!? Deixem comentários, com seus nomes, no final dessa página para que possamos avançar.


Valeu!!



Prof. Ednei