terça-feira, 24 de março de 2020

BEM VIND@S À QUARENTENA DE CIÊNCIAS 9º ANO!!

E aê, prezad@s Cabeç@s!!

Este espaço foi criado para que durante esse período de isolamento devido a pandemia do novo Coronavírus possamos desenvolver atividades interessantes para não enferrujarmos nos conteúdos de Ciências do 9º ano. Vamos nessa!!!

Prof. Ednei 

Ciências - Semana I (22 a 28/03) - Massa, volume e densidade - REVISÃO

Fala, Cabeç@s!

Todos a salvo em casa!?... É isso aê!! Pandemia é pandemia e não há para onde correr, a não ser para casa!
Para essa semana (de 22 a 28/03) a segue abaixo um leve "refresco" do conteúdo de ciências estudado antes da suspensão das aulas, seguuuura!!!:







Massa, volume e densidade




Todas as coisas que fazem parte do nosso mundo são feitas de matéria. Do ponto de vista científico,  matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.






Massa é uma medida da inércia de um corpo, ou seja, quanto maior for a massa de um corpo, maior será a força resultante necessária para que ele adquira determinada aceleração.






A massa expressa a proporcionalidade entre a força resultante que atua sobre um corpo e a aceleração que ele adquire devido à atuação dessa força.


A massa é uma grandeza escalar expressa em quilograma (kg) e um importante submúltiplo dessa unidade é o grama (g). Um quilograma equivale a mil gramas (1 kg = 1.000 g).







volume de uma porção de matéria expressa quanto espaço é ocupado por ela. Unidades importantes são o decímetro cúbico (dm³), o litro (L), o centímetro cúbico (cm³), o mililitro (mL) e o metro cúbico (m³).


1 dm³ = 1 L = 1.000 cm³ = 1.000 mL

1 cm³ = 1 mL

1 m³ = 1.000 dm³ = 1.000 L

densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume.





A unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume, por exemplo, em g/cm³, g/L, kg/L etc.

Equação para calcular a densidade: d = m/ V  ou





Fatores que afetam a densidade

Em primeiro lugar a densidade depende da substância ou do material considerado.

Em segundo lugar, a densidade de um mesmo material depende da temperatura. Uma mudança de temperatura provoca a dilatação (aumento de volume) ou a contração (diminuição do volume) do material, e isso interfere no valor da densidade.


As mudanças de estado físico provocam mudanças na densidade de uma substância. A água líquida, por exemplo, tem densidade 1 g/ cm³, e a água sólida (gelo) tem densidade 0,92 g/ cm³. Isso permite entender por que o gelo flutua na água.



 Icberg no mar.

Ufa! É muita coisa de uma vez!... Ok! Vamos relaxar nesses vídeos explicativos:

Vídeo 1: Definições de Massa, Peso, Volume e Densidade


Vídeo 2: Cálculo de densidade

Parabéns se você chegou até aqui!! Agora vem a cereja do bolo! Aquele exercício para reforçar a fixação dos conteúdos no link abaixo:  

https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-solids/hs-geo-density/e/surface-and-volume-density-word-problems


E aí, como foi!? Deixem comentários, com seus nomes, no final dessa página para que possamos avançar.


Valeu!!



Prof. Ednei